

Arritmias Cardíacas
As arritmias podem produzir uma ampla gama de sintomas e resultados. Sua experiência com arritmia também pode ser diferente dependendo do tipo. Por exemplo, um único batimento prematuro pode ser sentido como uma "palpitação" ou um "batimento pulado". Batimentos prematuros que ocorrem com frequência ou em rápida sucessão podem aumentar a percepção de palpitações cardíacas ou uma sensação de “vibração” no peito ou pescoço.
Essa mesma “vibração” ou “tremor” está associada à fibrilação atrial (FA), que é um tipo particular de arritmia.
Quando as arritmias (incluindo FA) duram o suficiente para afetar o funcionamento do coração, podem ocorrer sintomas mais graves:
-
Fadiga ou fraqueza
-
Tonturas ou vertigens
-
Feitiços de desmaio ou quase desmaio
-
Batimento cardíaco rápido ou batendo forte no peito
-
Falta de ar e ansiedade
-
Dor ou pressão no peito
-
Em casos extremos, colapso e parada cardíaca súbita
Tipos de arritmias
-
Fibrilação atrial = as câmaras cardíacas superiores se contraem de forma irregular
-
Bradicardia = frequência cardíaca lenta
-
Distúrbios de condução = o coração não bate normalmente
-
Contração prematura = batimento cardíaco precoce
-
Taquicardia = frequência cardíaca muito rápida
-
Fibrilação ventricular = contração desorganizada das câmaras inferiores do coração
-
Outros distúrbios do ritmo
O coração normal é uma bomba forte e muscular, um pouco maior que um punho. Ele bombeia sangue continuamente através do sistema circulatório.
A cada dia, o coração bate (se expande e se contrai) 100.000 vezes e bombeia cerca de 2.000 galões de sangue pelo corpo. Em 70 anos de vida, o coração humano em média bate mais de 2,5 bilhões de vezes.
Tremores e palpitações cardíacas são sinais indicadores de arritmia, incluindo fibrilação atrial. Outros problemas cardíacos graves, como ataque cardíaco, apresentam sinais de alerta semelhantes.
Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo sanguíneo para o coração é bloqueado. Isso nega oxigênio ao músculo cardíaco - possivelmente danificando ou destruindo o tecido do órgão.
Os sintomas de ataque cardíaco podem variar amplamente, assim como os sintomas de arritmia.
Alguns ataques cardíacos são repentinos e intensos. Mas a maioria dos ataques cardíacos começa lentamente, com dor ou desconforto leves. Outros sintomas podem incluir:
-
Desconforto no peito ou pressão que pode ir e vir
-
Desconforto na parte superior do corpo, incluindo ambos os braços, costas, estômago, pescoço e mandíbula
-
Falta de ar, com ou sem desconforto no peito
-
Suor frio, náusea ou tontura
Os sintomas de ataque cardíaco em mulheres podem ser ainda mais sutis. Freqüentemente, as pessoas afetadas pelo ataque cardíaco - homens e mulheres - não têm certeza do que está errado e esperam muito antes de obter ajuda.
Se você acha que pode estar tendo um ataque cardíaco, não demore. Obtenha ajuda de emergência ligando para o 192 imediatamente.
Pessoas com fibrilação atrial têm cinco vezes mais probabilidade de sofrer acidente vascular cerebral do que aqueles sem a arritmia. Portanto, é vital estar familiarizado com os sintomas do derrame .
Procure um pronto-atendimento imediatamente se você notar um ou mais desses sintomas, mesmo que os sintomas sejam temporários ou pareçam desaparecer.
Você suspeita que você ou um ente querido pode ter arritmia? Consulte seu médico. Vários testes podem diagnosticar e monitorar a arritmia .